sexta-feira, 28 de março de 2014

Entrevista na Radio Mundial - 27/03/14


Biodanza - Sistema Rolando Toro: um novo sentido para a vida

Material elaborado por M. Angelina Pereira e M. Luiza Appy


Saborear o aqui e agora, aprendendo a desfrutar cada momento da Vida; resgatar no ser humano sua humanidade, gentileza, carinho, capacidade de maravilhar-se com o mistério que é a vida, assim como tantas outras formas de celebração da Vida, são as propostas da Biodanza, desenvolvida pelo psicólogo e antropólogo chileno Rolando Toro.

A Biodanza é um sistema de  Desenvolvimento Humano que utiliza a música, o movimento e o encontro,  visando a integração afetiva e uma melhor qualidade de vida. Reconectar-se com a natureza, com as pulsações do próprio corpo, aprender a ouvir a batida do coração do outro, a olhar e celebrar as diferenças, lançar-se com fluidez na “Dança da Vida”, com seus diferentes ritmos, são os caminhos propostos pela Biodanza.


A valorização da autoestima se processa através do desenvolvimento e da capacidade de expressão de potenciais e qualidades inatas do ser humano. Potenciais de Vitalidade, Sexualidade, Criatividade, Afetividade e Transcendência são trabalhados nas cinco Linhas de Vivencia da Biodanza. A consciência ecológica surge quando se desenvolve a capacidade de vinculo consigo mesmo, com seus semelhantes, com o ambiente que lhe acolhe.

A prática da Biodanza propicia os seguintes benefícios:

·    Resgata a capacidade natural do ser humano de expressar suas emoções.
·    Restabelece a unidade perdida entre o que se sente, se pensa e se faz.
·    Aumenta o entusiasmo, a alegria e a garra de viver.
·    Revigora a saúde, reduzindo a ansiedade e o estresse.
·    Favorece o restabelecimento da capacidade de vínculo consigo mesmo e com o outro.
·    Fortalece a consciência de si mesmo (da própria Identidade).
·    Eleva a Auto Estima.
·    Estimula a criatividade existencial, profissional e artística.

·    Restitui às pessoas a capacidade de (celebrar) venerar a vida.


Rolando Toro

Rolando Toro, criador do Sistema Biodanza, psicólogo e antropólogo, foi docente do curso de Psicopatologia da Arte, Psicologia da Expressão e Criatividade, no Instituto de Estética da Pontifícia Universidade Católica de Santiago - Chile, e membro docente do centro de Antropologia Médica da Escola de Medicina da Universidade do Chile, onde nasceu. 

Foi o presidente da International Biocentric Foundation - Movimento Internacional de Biodanza.

Iniciou sua pesquisa sobre a influência da música no comportamento humano, num projeto de Humanização da Medicina no Chile, que resultou na criação do Sistema Biodanza em 1964. Continuou desenvolvendo seus estudos, implantando escolas em quase todos os países da América Latina e da Europa, sendo que hoje existem escolas também nos Estados Unidos,  África do Sul e Japão.


Coordenou o Movimento Mundial de Biodanza até a sua morte, em fevereiro de 2010, no Chile.


Nenhum comentário:

Postar um comentário